4 motivos para contratar um revisor de textos profissional


27 Sep
27Sep

Você domina o assunto, o conteúdo está consistente, as fontes são confiáveis. O dia está rendendo! Porém, enquanto você escreve — ou depois, ao reler o texto —, fica com muitas dúvidas: será que o que você quer comunicar está claro? Será que esta palavra concorda com esta ou aquela? Qual preposição usar? Aqui vai vírgula ou não? E o paralelismo, hein?

Acredite, você não está sozinho. A boa notícia é que você não precisa se desesperar para garantir que o seu texto está 100% claro e correto. Esse é o trabalho do revisor de textos. Esse profissional vai se debruçar sobre o seu texto buscando formas de aperfeiçoar a redação para comunicar o que você deseja com eficiência. 

Veja agora quatro motivos para contratar o trabalho de um revisor de texto.

1. Valorizar o seu trabalho

Por mais que você tenha um bom conteúdo a comunicar, a forma como esse conteúdo é apresentado é fundamental para que o leitor compreenda a mensagem. Uma frase mal elaborada ou uma palavra escrita incorretamente comprometem a comunicação e a credibilidade e podem fazer com que você perca oportunidades, clientes ou negócios.

Erros e inconsistência na escrita também podem causar uma má impressão: de que você não domina o assunto sobre o qual está escrevendo, não fez o trabalho com atenção ou não se preocupou em revisar antes de enviar. Já imaginou todo o seu esforço indo por água abaixo por conta de um erro de digitação em um material importante?

2. Ter um olhar “de fora”

Depois de ficar muito tempo trabalhando em um texto, você se acostuma com ele a tal ponto que certos erros e inconsistências se tornam difíceis de detectar. É o que chamamos de “olhar viciado”: você lê, relê e não consegue perceber que certa palavra foi digitada incorretamente ou que uma determinada frase poderia ter sido escrita de uma forma mais simples.

Por isso, é sempre importante que outra pessoa leia o texto, com um olhar “fresco” que será capaz de identificar questões que passaram batido para o autor. O revisor faz isso profissionalmente: bons revisores têm experiência e conhecimento técnico para solucionar diferentes tipos de situações problemáticas encontradas nos textos.

Lembre-se: mesmo grandes escritores contam com o apoio de editores e revisores para aperfeiçoar seus textos antes da publicação.

3. Garantir clareza e credibilidade na comunicação

O bom revisor observa além da gramática e da ortografia. Isso porque um bom texto é aquele que não apenas é correto do ponto de vista gramatical e ortográfico, mas que também é claro, conciso, tem informações de qualidade e linguagem adequada ao seu meio de divulgação e público-alvo.

Ele deve, ainda, ser bem estruturado, coeso e original, evitando clichês ou expressões que empobrecem o resultado e construções frasais que confundem o leitor. A atenção a todas essas questões é especialidade do revisor de texto e contribui para a credibilidade do autor.

4. Escrever melhor na próxima vez

Se é errando que se aprende, como diz o ditado, ter consciência das suas dificuldades e pontos fracos ao escrever permite aperfeiçoar as suas habilidades ao longo do tempo. Observar as correções apontadas pelo revisor é uma excelente maneira de aprender a detectar erros que, de outra forma, você nem saberia que comete.

Caso fique com alguma dúvida ao receber o material revisado, entre em contato com o revisor e peça para ele explicar o motivo da alteração. Ele ficará contente em ajudar, e você, em aprender.

Tem alguma dúvida? Entre em contato pelo WhatsApp!