Por que sua empresa precisa ter um blog


17 Oct
17Oct

Todos os dias, mais de 5 milhões de blog posts são escritos no mundo todo. Parte fundamental da nossa moderna cultura digital, os blogs surgiram no final dos anos 1990, nos primórdios da internet, como plataformas de comunicação pessoal.

Em muitos casos, eram uma espécie de diário, e por isso muitos ainda pensam neles como uma ferramenta de comunicação para pessoas, e não para empresas.

Nada mais distante da realidade. Os blogs corporativos são hoje um importante meio de relacionamento das marcas com seus clientes ou potenciais clientes. Eles são peça fundamental do marketing de conteúdo e proporcionam um maior retorno sobre investimento (ROI) para as organizações que investem em blogs como parte de sua estratégia de marketing.

Os blogs no marketing de conteúdo

Mas como os blogs conseguem trazer tanto retorno? O estudo The State of Inbound Lead Generation, da HubSpot, analisou 1.400 empresas e chegou a um resultado muito interessante: foi encontrada uma correlação direta entre o número de páginas de blog indexadas pelo Google e o volume de tráfego que um site recebe.

Especificamente, aumentar o número de páginas de conteúdo para 50 a 100 pode trazer um crescimento de tráfego de dois dígitos para um site.

Fica evidente que, quanto mais blog posts um site tem, maior é a quantidade de páginas indexadas pelo Google e mais tráfego é gerado, resultando em mais leads e mais resultados. Gerar tráfego e leads é hoje a prioridade número um de marketing da maior parte das empresas.

Logo, os blogs corporativos são uma resposta óbvia para essa necessidade, e é por causa disso que 81% das empresas B2B (business-to-business) utilizam blogs como estratégia de inbound marketing.

O que fazer, então, para conseguir esses resultados? É simples:

  • Crie um blog.
  • Comece a postar regularmente conteúdo de qualidade (de uma a três vezes por semana é uma boa média).
  • Divulgue esse conteúdo.
  • Atualize e aprimore o conteúdo regularmente.

Estatísticas sobre blogs corporativos

Confira agora algumas estatísticas sobre blogs no contexto do marketing de conteúdo.

  • Profissionais de marketing que priorizam a produção de conteúdo para blogs têm 13 vezes mais chances de ter um retorno sobre investimento (ROI) positivo (HubSpot).
  • 47% dos usuários de internet leem posts de blogs diariamente (Statista).
  • Blog posts longos geram, em média, 9 vezes mais leads (Point Visible).
  • 47% dos consumidores B2B (business-to-business) leem, em média, quatro blog posts antes de falar com um vendedor (Demand Gen Report).
  • Atualizar e republicar blog posts já existentes com novo conteúdo e imagens pode aumentar o acesso orgânico em até 111% (Impact).
  • Utilizar estatísticas em posts aumenta a confiança do consumidor na empresa (Forbes).


Quer saber mais? Então confira as Top 50 estatísticas do inbound marketing em 2019.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.