Top 50 estatísticas do inbound marketing em 2019


02 Oct
02Oct

O inbound marketing pode ser definido como uma abordagem de marketing estratégica focada em atrair consumidores por meio da criação e distribuição de conteúdo educativo, útil, relevante e consistente, produzido sob medida para uma audiência bem definida.

Cada item de conteúdo que a sua marca publica, seja um blog post, uma mensagem de e-mail, um infográfico, um vídeo ou um podcast, é uma oportunidade de causar uma boa impressão em um potencial cliente.

Publicar conteúdo informativo e bem elaborado motiva o leitor a se engajar e explorar o que a sua empresa tem a oferecer, formando a base necessária para transformar prospects em clientes. 

Para resumir, enquanto o outbound marketing interrompe o seu consumidor para oferecer algo que ele não quer, o inbound marketing se conecta com ele para ajudá-lo a resolver um problema que ele já tem.

Neste post, reunimos números, divididos em categorias, que demonstram por que o marketing de conteúdo é uma abordagem tão efetiva para os negócios e considerada por muitos o futuro do marketing. 

Marketing de conteúdo

1. 82% dos consumidores já fizeram uma compra baseados no marketing de conteúdo online de uma empresa (Clutch Survey).

2. 91% de marcas B2B e 86% das marcas B2C utilizam o marketing de conteúdo como estratégia (Content Marketing Institute)

3. 71% dos consumidores afirmar estar dispostos a gastar mais dinheiro para comprar produtos e serviços de uma marca em que confiam (Reader’s Digest).

4. 92% dos profissionais de marketing reportam que sua empresa considera o conteúdo um ativo para os seus negócios (Content Marketing Institute). Apesar disso, apenas 46% das empresas têm uma estratégia documentada para gerenciar seu conteúdo com essa perspectiva.

5. Apenas 22% das empresas estão satisfeitas com as suas taxas de conversão (Econsultancy).

6. 82% das pessoas pesquisam no smartphone antes de tomar uma decisão na hora de comprar em uma loja física (Omnicore Agency).

7. Posts que incluem menções à marca moderadamente engajam mais leitores do que aqueles que mencionam a marca com frequência. Cada nova menção à marca faz cair o tempo de engajamento na leitura de um artigo (Pressboard).

8. 90% dos profissionais de marketing de conteúdo que alcançam maior sucesso priorizam educar sua audiência em vez de promover vendas, em comparação com 56% daqueles que classificam seus esforços como malsucedidos (Content Marketing Institute).

Inbound X outbound marketing

9. 62% das pessoas procuram no Google antes de comprar, enquanto apenas 29% desejam falar com um vendedor (HubSpot).

10. 53% dos profissionais de marketing afirmam que o inbound marketing proporciona melhor retorno sobre investimento (ROI), e apenas 16% dizem que o melhor retorno vem do outbound (Hubspot).

11. 60% dos profissionais de marketing apontam o inbound marketing como o gerador de leads de mais alta qualidade, quando comparado ao outbound (18%) e leads gerados pelo time de vendas (21%) (Hubspot).

12. Para 30% dos profissionais do setor, a tática de marketing mais superestimada são os anúncios pagos (Hubspot).

13. O marketing de conteúdo gera 3 vezes mais leads por dólar gasto em comparação com o marketing pago, ou seja, o triplo de retorno sobre investimento (ROI) (Kapost e Eloqua).

14. 47% dos usuários de internet no mundo utilizam um bloqueador de anúncios (HubSpot).

15. 70% das pessoas afirmam não gostar de anúncios mobile (HubSpot).

Blogs corporativos

16. A geração de tráfego em blogs aumenta em até 30% quando um site atinge de 24 a 51 blog posts. (Traffic Generation Cafe)

17. Profissionais de marketing que priorizam a produção de conteúdo para blogs tem 13 vezes mais chances de ter um retorno sobre investimento (ROI) positivo (HubSpot).

18. Mais de 5 milhões de posts de blogs são escritos todos os dias (Internet Live Stats).

19. 47% dos usuários de internet leem posts de blogs diariamente (Statista).

20. 43% dos leitores admitem “ler por cima” os posts (HubSpot).

21. Blog posts longos geram, em média, 9 vezes mais leads (Point Visible).

22. 47% dos consumidores B2B (business-to-business) leem, em média, quatro blog posts antes de falar com um vendedor (Demand Gen Report).

23. 49% dos autores/redatores de blogs incluem listas nos seus posts (Orbit Media).

24. Atualizar e republicar blog posts já existentes com novo conteúdo e imagens pode aumentar o acesso orgânico em até 111% (Impact).

25. 81% das empresas B2B (business-to-business) utilizam blogs como estratégia de inbound marketing (Content Marketing Institute).

26. Utilizar estatísticas em posts aumenta a confiança do consumidor na empresa (Forbes).

SEO

27. 94% das pessoas que fazem uma busca no Google clicam nos links orgânicos e não nos patrocinados (eConsultancy).

28. Apenas 7% das pessoas que fazem uma busca no Google chegam à terceira página de resultados (Omnicore Agency).

29. Conteúdo de qualidade e link building são os dois principais critérios utilizados pelo Google para ranquear um site nas pesquisas (Impact).

30. As páginas que aparecem na primeira página de resultados do Google têm, em média, 1.890 palavras (Impact).

31. 50% das buscas no Google são compostas de quatro ou mais palavras (Impact).

32. Todos os anos, entre 16 e 20% das buscas no Google são novas — nunca foram pesquisadas antes (Internet Live Stats).

33. 8% das buscas realizadas no Google são feitas em formato de pergunta (Moz).

34. Dispositivos móveis são responsáveis por 60% do tráfego na internet, e esse número só cresce. A tal ponto que, desde julho, o Google usa como padrão para todos os novos sites a indexação da versão mobile das páginas, ou mobile-first indexing (Search Engine Land).

E-mail marketing

35. 82% das pessoas escolhem o e-mail como canal principal de comunicação para trabalho e negócios. 51% usam também o WhatsApp (Hubspot).

36. E-mails que são exibidos incorretamente em celulares podem ser deletados em três segundos (HubSpot).

37. Empresas que enviam e-mails às terças-feiras têm as taxas de abertura mais altas.

38. Telefone (36%), e-mail (30%) e LinkedIn (12%) são os canais mais utilizados pelos times de vendas para contato com prospects (Hubspot).

39. 78% dos consumidores já se descadastraram para receber e-mails de uma marca por receber e-mails demais (HubSpot).

Mídias sociais

40. Em 2017, a pesquisa em mecanismos de busca superou as mídias sociais como principal fonte de tráfego na web. Nesse ano, 34,8% do tráfego veio das buscas, enquanto 25,6% teve origem nas redes sociais (Shareaholic).

41. 70% das pessoas afirmam usar o Facebook também por razões profissionais (HubSpot).

42. Quando o foco é alcance orgânico, entregar conteúdo e garantir engajamento da audiência, o LinkedIn é a mídia social mais efetiva (LinkedIn/HubSpot).

43. Após assistir um vídeo, 64% dos usuários ficam mais propensos a comprar um produto online (Forbes/HubSpot).

44. Quase 50% dos internautas procuram por vídeos relacionados a um produto ou serviço antes de visitar uma loja (Google/HubSpot).

45. 45% dos profissionais de marketing planejam adicionar o YouTube à sua estratégia de conteúdo no próximo ano (HubSpot).

46.  46% das pessoas querem assistir mais conteúdo em vídeo das empresas (HubSpot).

47. 86% dos consumidores preferem que as marcas tenham uma personalidade honesta e autêntica nas mídias sociais (Smart Insights/HubSpot).

48. 80% dos millenials que usam o Pinterest dizem que a plataforma os ajuda a decidir o que comprar (CoSchedule Blog/HubSpot).

Podcasts

49. 73 milhões de pessoas escutam podcasts todos os meses. Esses ouvintes assinam uma média de 7 podcasts diferentes. (Edison Research).

50. 17% dos profissionais de marketing planejam adicionar podcasts à sua estratégia de marketing nos próximos 12 meses (HubSpot).


Comentários
* O e-mail não será publicado no site.